Foto reprodução Ainda estou aqui ganhou, neste domingo (12/1), a categoria ‘Melhor filme internacional’ do 36º Festival Internacional de Cin...
Foto reprodução |
Ainda estou aqui ganhou, neste domingo (12/1), a categoria ‘Melhor filme internacional’ do 36º Festival Internacional de Cinema de Palm Springs (PSIFF, na sigla em inglês). O evento ocorreu na cidade que dá nome à premiação, no estado da Califórnia.
Do dia 2 ao dia 13 de janeiro, o festival exibiu 165 produções de mais de 71 países, 35 delas inscritas para o Oscar de melhor filme internacional. Dentre estes, o longa brasileiro de Walter Salles com Fernanda Torres e Selton Mello recebeu o maior prêmio da noite.
De acordo com declaração do júri, Ainda estou aqui é o melhor filme internacional desta temporada “por transmitir o horror de uma ditadura invasora através da perspectiva íntima de uma mãe que defende não apenas uma família de cinco pessoas, mas a própria dignidade”. Ainda, complementam os jurados, ao evocar “a gravidade da violência sem recorrer ao melodrama, o diretor Walter Salles captura um momento crítico da história com detalhes escrupulosos e convincentes”.
35 das 85 inscrições oficiais para o prêmio de melhor filme internacional do Oscar — inclusive Emilia Pérez, vencedor da mesma categoria no Globo de Ouro, Flow e A semente do figo sagrado — foram exibidas pelo Festival Internacional de Cinema de Palm Springs e analisadas pelo júri, que premiou Ainda estou aqui.
A categoria ‘Melhor atriz em filme internacional’ foi para a norte-americana Zoe Saldaña, “pela ferocidade e complexidade da performance em Emilia Pérez, que mostra uma gama virtuosa de expressão, desde música e dança à potente interpretação de uma personagem moralmente obscura”.
Da redação do Conexão Correio com Correio Brasiliense
Nenhum comentário