Lula manda CGU fazer auditoria na Aneel após apagão em SP - Conexão Correio

Page Nav

HIDE

Lula manda CGU fazer auditoria na Aneel após apagão em SP

Foto reprodução O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) determinou, nesta segunda-feira (14/10), que a Controladoria-Geral da União (CGU...

Foto reprodução

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) determinou, nesta segunda-feira (14/10), que a Controladoria-Geral da União (CGU) faça uma auditoria no processo de fiscalização da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) em relação ao apagão que atingiu diversas regiões de São Paulo. A agência reguladora é ligada ao governo federal, mas tem autonomia administrativa.

Segundo o ministro da CGU, Vinícius de Carvalho, a investigação vai apurar a fiscalização feita pela Aneel e também as medidas tomadas pela concessionária Enel, que atua em São Paulo, no apagão ocorrido em novembro do ano passado, além das ações que acontecerão a partir de agora.

“O presidente determinou que a CGU fizesse uma auditoria completa no processo de fiscalização da Aneel a respeito da concessionária Enel, desde o que aconteceu no ano passado, em relação às medidas que deveriam ser adotadas, e não foram adotadas”, explicou o ministro.

“Até o que vai acontecer daqui para a frente, fiscalização, e acompanhando o que vai acontecer daqui para frente, para que as mesmas falhas não se configurem”, seguiu Carvalho.

O ministro também afirmou que a Enel deve construir um “plano de contingência eficiente e efetivo”. Além disso, destacou que o governo pode responsabilizar, se for necessário, “pela má utilização dos recursos necessários para lidar com esse tipo de situação, seja na fiscalização, seja na mitigação”.

Da redação do Conexão Correio com Metrópoles

Nenhum comentário