Marcello Zambrana/CPB Após Arthur Silva conquistar a primeira medalha do Brasil no judô neste sábado (7/9), Wilians Araújo não ficou para tr...
Marcello Zambrana/CPB |
Após Arthur Silva conquistar a primeira medalha do Brasil no judô neste sábado (7/9), Wilians Araújo não ficou para trás. O brasileiro bateu Ion Basoc, da Moldávia, e conquistou o ouro paralímpico na categoria para atletas com mais de 90 kg (J1) nos Jogos Paralímpicos de Paris.
O paraibano levou a melhor diante de Basoc após aplicar dois waza-ari, que somados resultaram em um ippon. Após o ouro, Wilians dedicou a conquista para a filha.
“A medalha vai para minha filha, é tudo para ela. Eu quero que ela tenha muito orgulho do pai que ela tem, uma pessoa com deficiência que conseguiu vencer no esporte. A luta da final era difícil, eu perdi para ele em maio, mas eu venci hoje ele pela quarta vez. É muito bonito fazer essa história”, declarou o campeão olímpico.
No caminho até o ouro, Wilians Araújo foi soberano. Na semifinal, o brasileiro bateu Yerlan Utepov, do Cazaquistão, e nas quartas Ganbat Dashtseren, da Mongólia, ambos por ippon.
Wilians começou sua trajetória no judô em 2009 após perder a visão em um acidente com tiro de espingarda. Além do título paralímpico, o brasileiro conquistou a medalha de prata na categoria acima de 90 kg nos Jogos Parapan-Americanos de Santiago 2023.
Nenhum comentário