Arquivo Pessoal Herick dos Santos, 36 anos, é torcedor do Botafogo e, no caso dele, assim como em muitos outros, a paixão pelo time vem de f...
Arquivo Pessoal |
Herick dos Santos, 36 anos, é torcedor do Botafogo e, no caso dele, assim como em muitos outros, a paixão pelo time vem de família. No entanto, o que o diferencia dos demais é que o responsável por esse amor é simplesmente Manoel Francisco dos Santos, o Garrincha, ídolo do Botafogo e seu avô.
O neto do Anjo das Pernas Tortas pretende comparecer ao estádio que foi batizado em homenagem ao avô para ver o clube do coração no próximo fim de semana. O Botafogo enfrenta o Grêmio pela 28ª rodada do Campeonato Brasileiro, no sábado (28/9), às 21h, em partida promovida pelo Metrópoles Sports. No ano passado, ele marcou presença na Arena BRB Mané Garrincha, onde, junto com sua mãe, Maria Cecília, deu o pontapé inicial da partida entre Boa Vista e Botafogo, pela sétima rodada do Campeonato Carioca.
“A minha mãe se emocionou bastante por pisar pela primeira vez no estádio que leva o nome do meu avô. Foi muito emocionante olhar para a arquibancada, no momento do pontapé inicial, e ver todos os torcedores gritando: ‘Mané’.”
Herick não chegou a conhecer o avô, pois nasceu cinco anos após o falecimento, mas tem plena consciência da importância de Garrincha – não só para o futebol, como também para a família. Com o esporte, Garrincha comprou uma casa para a filha Maria Cecília, lar onde a família morou a vida toda e que deu segurança para que ela e o marido construíssem a vida e criassem os filhos.
“É um orgulho que ultrapassa as quatro linhas, é um orgulho do Garrincha como homem. Quem não é da família tem orgulho dele por tudo que representa para o futebol, mas nós, que carregamos o sangue dele, temos orgulho desse lado que poucos tiveram a honra de conhecer.”
Entre as histórias de criança que ouvia sobre o avô, uma o marcou especialmente. Ele conta que, antes de ser jogador profissional, Garrincha trabalhava em uma fábrica de refrigerantes e defendia o clube da empresa. E já demonstrava ser um grande craque. “Ele não melhorou depois que foi para o Botafogo, ele já era diferenciado antes. Era um craque pronto e, assim, tinha algumas regalias dentro da fábrica, porque o dono não queria implicar com o Manoel, já que era o camisa 7 do clube dele”, relata .
Jogão no DF
No próximo sábado (28/9), às 21h, o Botafogo enfrenta o Grêmio, em partida que o Metrópoles Sports traz para Brasília, na Arena BRB Mané Garrincha. Herick marcará presença com a esposa e o filho, e ainda deixa um palpite para o jogo. “Vai ser 2 x 0, com dois gols do Igor Jesus”, diz.
Garanta seu ingresso
As vendas de ingressos para a partida seguem a todo vapor, e o Metrópoles preparou uma página especial para o torcedor saber de todas as informações sobre o evento. Confira aqui.
A disputa será mais uma atração do Metrópoles Sports – vertente responsável pela produção de eventos esportivos do Grupo Metrópoles.
Desde 2022, a empresa organiza partidas pelas principais competições nacionais de futebol, como duas edições da Supercopa do Brasil, entre elas a Supercopa Rei, em fevereiro, e grandes jogos de diversos campeonatos, como Copa do Brasil, Brasileirão, Carioca, Paulista, Mineiro, Gaúcho, além de um amistoso da Seleção Brasileira feminina.
Nenhum comentário