Foto: Joel Rodrigues/Agência Brasília Obras estão no DNA de São Sebastião. Durante a construção da nova capital, a região abrigou olarias —...
Foto: Joel Rodrigues/Agência Brasília |
Obras estão no DNA de São Sebastião. Durante a construção da nova capital, a região abrigou olarias — locais em que são fabricados tijolos. Mais de seis décadas depois, a área, que virou região administrativa em 1993, vem sendo palco de uma série de trabalhos de construção e reforma feitos pelo Governo do Distrito Federal (GDF) para melhorar a vida dos cerca de 119 mil moradores.
Entre as obras em execução, boa parte é de infraestrutura, como a reforma de calçadas no bairro Morro da Cruz, pavimentação com bloquetes em três ruas do bairro Vila do Boa, pavimentação na via principal do Núcleo Rural Recanto da Conquista e a fresagem da avenida Zumbi dos Palmares.
Esta última, mesmo que ainda não concluída, já contribui para Matheus de Sousa, que trabalha em uma barbearia na avenida. “Aqui era um caos. A poeira atrapalhava muito o comércio, porque tem muito caminhão que passa por aqui e, com a obra, diminuiu bastante a poeira. Antigamente, tinha que ficar passando pano de 20 em 20 minutos. Até para vir com o carro melhorou bastante, era uma buraqueira só”, relata.
Esporte e lazer também são contemplados. Estão no forno duas praças lineares, nas quadras 202 e 203 do Residencial Oeste, e dois campos sintéticos, na 302 do Residencial Oeste e no Residencial do Bosque. Glauber Maurício é presidente do São Sebastião Esporte Clube, um projeto social que atende cerca de 100 crianças e adolescentes de 7 a 17 anos e avalia que os novos campos vão “agregar muito”. “Não só para o nosso projeto, mas para a comunidade em geral. Porque o pai de família trabalha e, à noite, vem praticar esportes, a mulher também. Então, é uma obra muito importante para São Sebastião.”
No mesmo segmento, a região ganhou recentemente dois pontos de encontro comunitário (PECs) com kits malhação, na quadra 103 e na quadra 202 do Residencial Oeste. “Com certeza é uma boa para os moradores das quadras e é um incentivo muito bom que o governo está disponibilizando para o povo”, afirma o motorista Sérgio Santos, que mora em frente a um PEC. Entre risos, ele diz ainda não ter usado os aparelhos de malhação, mas garante: “Vou usar sim”.
O retorno da população é sentido pelo administrador de São Sebastião, Roberto Medeiros Santos. “Muita gente satisfeita. Principalmente a comunidade dos bairros novos, que ainda não têm a infraestrutura toda. Então, qualquer obra que a gente faz nessas regiões, a comunidade fica muito contente”, aponta o gestor, que ressalta a união de diferentes áreas do governo em prol dos moradores: “Novacap apoiando, DER apoiando… A gente sabe que todos os órgãos formam um mesmo governo. Todo mundo junto trabalhando”.
O administrador ainda destaca uma outra entrega: a instalação de lâmpadas LED no Morro da Cruz e a substituição das lâmpadas convencionais pelas de LED em toda a cidade. “Mais iluminação, mais segurança. Antes, você chegava na esquina de uma rua, você olhava e só via até o meio da rua. É impressionante, quando você olha com LED, você vê lá no final da rua”, enfatiza. O coordenador escolar Anderson Cavalcante aprovou: “Na minha rua trocou a iluminação toda. Melhora a rua, o ambiente, a claridade, a iluminação… Tudo influencia para a melhoria da cidade”, comemora.
Nenhum comentário