Após propor aliança com Le Pen presidente é expulso de partido; veja - Conexão Correio

Page Nav

HIDE

Após propor aliança com Le Pen presidente é expulso de partido; veja

  Reprodução/X O presidente do partido Os Republicanos (LR), Eric Ciotti, foi expulso da sigla nesta quarta-feira (12/6) após propor uma ali...

 Reprodução/X

O presidente do partido Os Republicanos (LR), Eric Ciotti, foi expulso da sigla nesta quarta-feira (12/6) após propor uma aliança com o União Nacional, liderado pela política de extrema-direita Marine Le Pen.

“Acabamos de votar por unanimidade a exclusão de Éric Ciotti da nossa família política”, disse o partido em um comunicado divulgado no X. “Ele já não é membro dos Republicanos”.

Ciotti, que dirige o partido há cerca de um ano e meio, afirmou que a decisão foi uma “flagrante violação” ao estatuto da sigla e disse que não vai respeitar a decisão

Após a decisão, Ciotti trancou as portas da sede do partido na tentativa de impedir uma reunião dos membros do Os Republicanos que visava o destituir, oficialmente, do cargo.

Nas redes sociais, o político afirmou que tomou a decisão de fechar as portas do prédio após receber ameaças e buscar garantir a segurança dos trabalhadores do local.

“A reunião organizada esta tarde foi implementada em flagrante violação dos nossos estatutos”, escreveu Ciotti no X. “Nenhuma das decisões tomadas nesta reunião tem quaisquer consequências jurídicas”, disse.

O caos na política francesa acontece dias após Emmanuel Macron dissolver o Parlamento do país e convocar novas eleições.

A atitude do presidente da França aconteceu após o partido de Marine Le Pen se sair vitorioso nas eleições do Parlamento da União Europeia, realizadas no último fim de semana.

Segundo pesquisa divulgada na última segunda-feira (10/6), o partido de Marine Le Pen lidera as intenções de voto para o pleito, marcado para 30 de junho e 7 de julho, com 34% dos eleitores preferindo a sigla de extrema-direita.

O partido governista, de Emmanuel Macron, aparece apenas com 19% das intenções de voto.

Da redação do Conexão Correio com Metrópoles

Nenhum comentário