Foto divulgação CBM/DF Com o objetivo de abastecer os estoques de sangue da Fundação Hemocentro de Brasília (FHB), o Corpo de Bombeiros Mili...
Foto divulgação CBM/DF |
Com o objetivo de abastecer os estoques de sangue da Fundação Hemocentro de Brasília (FHB), o Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal (CBMDF) e a Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF) participaram da campanha de doação de sangue. Em entrevista ao Metrópoles o presidente da FHB, Osnei Okumoto, afirmou que, desde o final do ano passado, as reservas do hemocentro da capital sofreram uma queda significativa e estão abaixo do padrão esperado.
Na manhã desta quinta-feira (16/5), os bombeiros fizeram a doação de sangue por meio de uma convocação voluntária do comando geral na instituição.
O comandante do CBMDF, coronel Sandro Gomes, e muitos outros oficiais do Estado maior Geral, Comando Operacional, comandos especializados e sargentos dos curso de aperfeiçoamento de praças, reforçaram o estoque de sangue do hemocentro.
Durante a ação, a corporação foi recebida pelo presidente da fundação, que aproveitou para apresentar as instalações, mostrando grande parte da equipe, os equipamentos, e todo trabalho dispensado para o aproveitamento do sangue.
O comandante-geral do CBMDF ainda destacou todo o trabalho e dedicação dos bombeiros à sociedade do DF, ressaltando que a doação de sangue é mais uma entrega da instituição, feita como um gesto afetivo e voluntário dos bombeiros que se disponibilizaram em se dedicar ao próximo.
Aproveitou para dar destaque a campanha de incentivar a comunidade a fazer parte de novas doações de sangue. “O propósito é sensibilizar toda população da importância de mantermos em boas quantidades o estoque de sangue, possibilitando com essa ação, eficiência e qualidade no tratamento de muitos pacientes do sistema de saúde brasiliense”, afirmou a corporação.
PMDF
Também com o propósito de abastecer os estoques do Hemocentro de Brasília, no dia em que a PMDF completou 215 anos, 90 policiais militares da Academia de Polícia Militar de Brasília e da Diretoria de Especialização e Aperfeiçoamento doaram sangue nessa segunda-feira (13/5).
As doações ocorreram ao longo do dia conforme a agenda estabelecida junto ao Hemocentro.
Saiba como doar
Para doar sangue, é preciso ter entre 16 e 69 anos, pesar 51 kg ou mais e estar saudável. Menor de 18 anos deve apresentar o formulário de autorização e cópia do documento de identidade com foto do pai, mãe ou tutor. Idosos devem ter realizado pelo menos uma doação de sangue antes dos 61 anos.
O uso de medicamentos, doenças e sintomas, cirurgias e outras situações podem inabilitar temporariamente a doação de sangue. Todas as condições estão disponíveis na página.
O horário de atendimento do Hemocentro é de segunda a sábado, das 7h15 às 18h. Para doar, é preciso agendar a doação no site agenda.df.gov.br.
Da redação do Conexão Correio com Metrópoles
Nenhum comentário