Vencedor! Gari do DF representa o Brasil em campeonato mundial de karatê na Europa; veja - Conexão Correio

Page Nav

HIDE

Vencedor! Gari do DF representa o Brasil em campeonato mundial de karatê na Europa; veja

 Foto: Arquivo pessoal. O varredor e atleta Renato Santos, de Ceilândia, embarca no domingo (17) para disputar o World Karate Championships ...

 Foto: Arquivo pessoal.

O varredor e atleta Renato Santos, de Ceilândia, embarca no domingo (17) para disputar o World Karate Championships em Malta, na Europa. Ele representa a Seleção Brasileira Confederação nacional de Karatê do Brasil (CNKB) em dois torneios, o Open Internacional e o Mundial, que acontecem entre os dias 21 e 24 de março 🥋.

Casado e pai de uma menina de 2 anos, Renato já conquistou 31 medalhas e sete troféus no esporte. O campeonato na Europa será sua primeira viagem internacional🌍.

Nascido em Taguatinga, o jovem de 26 anos conta que sempre viveu em Ceilândia. Influenciado pelo primo Lincon Vidal, da Seleção Brasileira de Karatê, Renato começou no esporte em novembro de 2019.

A falta de recursos dificultou a compra de equipamentos, o pagamento de inscrições e viagens para as competições. Foi então que o atleta passou a ser patrocinado pela Sustentare Saneamento, empresa onde trabalha como varredor. Para ele, conciliar a rotina do trabalho com os treinos não foi um obstáculo.

"Não foi difícil, eu sempre consegui separar tudo certinho pra não ficar com os horários muito apertados", conta o atleta e gari.

Das 6h às 14h30, Renato trabalha como gari, às 15h30 parte para o treino de pilates em um estúdio que dá aulas gratuitas para ajudá-lo no preparo físico. A noite já é dedicada aos treinos de karatê, em Taguatinga, das 19h às 22h.

"Minha família me apoia muito, porque metade dela já faz karatê há anos", diz Renato.

Vencedor do último Campeonato Brasiliense de Karatê, realizado no Centro Olímpico da Universidade de Brasília (UnB), Renato ainda é líder pelo segundo ano consecutivo no ranking de sua categoria pela Federação Brasiliense de Karatê e vice-líder no ranking da Federação Mineira.

Através de uma carta de convocação em novembro de 2023, foi escolhido para competir no World Karate Championships com mais 30 atletas brasileiros. Renato diz que já considerou se dedicar apenas ao karatê, mas que o retorno financeiro não é suficiente para cobrir todos os gastos.

O atleta ainda deixa um recado para aqueles que pensam em começar uma carreira no esporte:

"É só não ter medo de arriscar. O principal é se divertir, treinar muito e se dedicar que dá certo."

Da redação do Conexão Correio com g1/Df


Nenhum comentário