Foto reprodução O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, declarou nesta terça-feira (22/4) que está disposto a se encontrar com o líder ...
![]() |
Foto reprodução |
O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, declarou nesta terça-feira (22/4) que está disposto a se encontrar com o líder norte-americano Donald Trump durante o funeral do Papa Francisco, que será realizado no próximo sábado (26/4) no Vaticano.
“No Vaticano, gostaríamos [de nos encontrar com Trump], estamos prontos”, declarou Zelensky. “Estamos sempre prontos para nos encontrar com parceiros dos Estados Unidos da América, sempre”, acrescentou.
Zelensky e sua esposa, Olena Zelenska, confirmaram nesta terça-feira (22/4), presença na cerimônia fúnebre do pontífice.
O funeral do Papa Francisco reunirá diversos líderes mundiais, incluindo Trump, o presidente brasileiro Luiz Inácio Lula da Silva, o presidente argentino Javier Milei, o presidente francês Emmanuel Macron, a primeira-ministra italiana Giorgia Meloni e representantes da União Europeia.
Cessar-fogo segue travado
No último sábado (19/4), o presidente da Rússia, Vladimir Putin, anunciou um cessar-fogo temporário durante o feriado de Páscoa com a Ucrânia.
Logo em seguida, Zelensky “debochou” de Putin e afirmou que a trégua temporária do russo era uma forma de “brincar com vidas humanas”.
O líder ucraniano, declarou, então, no domingo de Páscoa, que o exército russo violou o cessar-fogo de Vladimir Putin mais de 2 mil vezes.
Donald Trump, segue fazendo o papel de intermediador entre as partes para que a o conflito que já perdura há tres anos, tenha um fim. Visando seus desejos pessoais, além da paz entre os países, um fator determinante para o norte-americano, é que Zelensky aceite o acordo mineral.
Volodymyr segue firme na retórica de que não pretende “vender seu país” aos EUA, e se recusa a desocupar os territórios conquistados pela Ucrânia durante a guerra com a Rússia.
O evento ocorre em meio a tensões entre Zelensky e Trump. No início deste ano, os dois líderes tiveram uma reunião tensa na Casa Branca, onde Trump acusou o líder ucraniano de ser ingrato.
A cerimônia fúnebre do Papa Francisco está marcada para as 10h (horário local) de sábado (26/4), na Praça de São Pedro, no Vaticano.
Da redação do Conexão Correio com Metrópoles
Nenhum comentário